NOSSA HISTÓRIA
Na década de 1970, as atividades assistenciais, desenvolvidas por voluntários, aconteciam nas dependências da Paróquia São Sebastião, Vila Industrial em São José dos Campos, a qual a instituição é vinculada. Com o aumento da demanda existente, o então Pároco Padre José Edward Padoan percebeu a necessidade de ampliar o trabalho desenvolvido, o que ocorreu a partir da Fundação da instituição em 13 de agosto de 1979. A Instiuitção foi intitulada como Obra Social e Assistencial Padre Bonafé devido homenagem ao amigo de Celibato “Padre José Rubens Franco Bonafé”, falecido num acidente automobilístico ocorrido três dias antes da fundação da mesma.
Hoje a instituição localiza-se em sede própria no Jardim Ismênia na cidade de São José dos Campos. O objetivo inicial, que acompanhou sua fundação, foi o de desenvolver ações pontuais e de caráter assistencial junto às crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, residentes na área de abrangência. Destas ações podemos citar a distribuição diária de refeições e a realização de cursos de pintura em tecido e artesanato.
Estas ações, voltadas à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social, teve sua evolução nestes anos de existência. As ações de caráter imediatista foram gradativamente assumindo uma intervenção social planejada e pautada na defesa e afirmação dos direitos de capacidades e potencialidades de seus usuários, caracterizando-se como um instrumento eficaz no enfrentamento da vulnerabilidade e risco social favorecendo a socialização e convivência comunitária deste segmento da população.
Atualmente, a instituição possui um quadro de profissionais, quais desenvolvem suas intervenções pautadas em experiência lúdicas, culturais, esportivas, interativas, sociabilidade e proteção social, bem como ações preventivas a desnutrição através da distribuição de alimentação balanceada.