Obra Social e Assistencial Padre Bonafé

Paróquia São Sebastião

NOSSA HISTÓRIA

Na década de 1970, as atividades assistenciais, desenvolvidas por voluntários, aconteciam nas dependências da Paróquia São Sebastião, Vila Industrial em São José dos Campos, a qual a instituição é vinculada. Com o aumento da demanda existente, o então Pároco Padre José Edward Padoan percebeu a necessidade de ampliar o trabalho desenvolvido, o que ocorreu a partir da Fundação da instituição em 13 de agosto de 1979. A Instiuitção foi intitulada como Obra Social e Assistencial Padre Bonafé devido homenagem ao amigo de Celibato “Padre José Rubens Franco Bonafé”, falecido num acidente automobilístico ocorrido três dias antes da fundação da mesma.

Hoje a instituição localiza-se em sede própria no Jardim Ismênia na cidade de São José dos Campos. O objetivo inicial, que acompanhou sua fundação, foi o de desenvolver ações pontuais e de caráter assistencial junto às crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, residentes na área de abrangência. Destas ações podemos citar a distribuição diária de refeições e a realização de cursos de pintura em tecido e artesanato.

Estas ações, voltadas à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social, teve sua evolução nestes anos de existência. As ações de caráter imediatista foram gradativamente assumindo uma intervenção social planejada e pautada na defesa e afirmação dos direitos de capacidades e potencialidades de seus usuários, caracterizando-se como um instrumento eficaz no enfrentamento da vulnerabilidade e risco social favorecendo a socialização e convivência comunitária deste segmento da população.

Atualmente, a instituição possui um quadro de profissionais, quais desenvolvem suas intervenções pautadas em experiência lúdicas, culturais, esportivas, interativas, sociabilidade e proteção social, bem como ações preventivas a desnutrição através da distribuição de alimentação balanceada.